RSS

Introdução Histórica da Química Orgânica

26 out

História da Química Orgânica

A Química Orgânica começa basicamente 1777 quando Bergman dividiu, a Química em dois grandes grupos que eram:

  • Os Compostos Orgânicos;
  •  Compostos inorgânicos.

Bergman dizia que os compostos orgânicos eram os animais e os vegetais enquanto que os compostos inorgânicos eram os Minerais, alem disso Bergman acreditava que os Organismos vivos é que produziam os compostos orgânicos, através da decomposição dos mesmos.

Historia-1'

1808-Berzelius (Teoria da Forca Vital)

Depois de Bergman surgiu Berzelius que é o dono do que agente considera, “Teoria da Força Vital”, ele aproveita-se da mesma ideia de Bergman, que diz: organismos vivos é que produziam os compostos orgânicos através da decomposição.

Mas oque é isso da teoria da força vital?

Berzelius  dizia que: “Os compostos orgânicos eram obtidos por organismos vivos através de uma força vital, ou seja uma força superior ou uma energia nos organismos vivos que permitia a produção de compostos orgânicos” É importante ressaltar que essa ideia ficou valida na comunidade científica por um tempinho e acabou atrasando o estudo da Química Orgânica, mas depois as coisas voltaram a evoluir.

1828-Friedrich Wohler

A Químca orgânica voltou a evoluir em 1828 com o Friedrich Wohler, quando colocou por terra a teoria da força vital. (mas como é que ele colocou por terra a teoria da força vital??)

É simples pessoal, Ele foi o primeiro camarada que produziu um composto Orgânico em laboratório, e dai se ele sintetizou um composto orgânico em laboratório??  Quando ele sintetiza um composto orgânico no laboratório ele acaba com essa ideia de Força Vital, porque ele foi ate ao laboratório e produziu um composto orgânico e ele mostrou que não tem nada dessas coisas de força vital, é possível produzir sim um composto orgânico no laboratório. E dai você pode se perguntar, mas como ele consegui produzir esse composto no laboratório.

Historia-2

Ele pegou o NH4CNO, que é um sal ou seja um composto inorgânica e submeteu-o ao aquecimento, (o triangulo que esta encima da setinha, sentido da reação em química representa aquecimento e não delta , isso só na matemática) e produziu a uréia que é um composto orgânico.

Muita atenção pessoal a produção desse composto no laboratório foi considerado o marco da química orgânica pois através desse feito foi derrubada a teoria da força vital.

Química orgânica à química do carbono (Kekulé 1858)

Nós costumamos dizer que a química orgânica estuda a maioria dos compostos de carbono escuta bem a maioria e não todos os compostos  de carbono  por exemplo você tem CO2 e H2CO3 são compostos inorgânicos  porem formados por carbono.

E agora! O que é que caracteriza esses compostos, que são formados por carbono, que são classificados como compostos orgânicos. Tem uma serie de características que dizem pra nós, com mais facilidade que este composto é ou não orgânico.

Quem parou para estudar essas características do átomo de carbono foi o camarada Kekulé em 1858, essas características vão nos ajudar a identificar um composto orgânico, e essas características estão resumidas em três postulados que são:

  • Tetravalência do átomo de carbono;
  • Valências equivalentes;
  • Encadeamento (capacidade de formar cadeias)

Historia Ultimo

Gostou?? Tem alguma duvida?? Uma contribuição??  comente, compartilhe deixe suas criticas e sugestões, para que acada dia agente cresça cada vez mais.

Frase do poste: Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 
2 Comentários

Publicado por em 26 de outubro de 2015 em Matérias de Química

 

Tags: , , , , , , ,

2 Respostas para “Introdução Histórica da Química Orgânica

  1. Anônimo

    30 de outubro de 2015 at 05:47

    Finalmente entendi o que quer dizer, teoria da força vital, e qual foi a contribuição de kekule

    Curtido por 1 pessoa

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: